ARQUITETO:CONTRATAR OU NÃO?

Arquiteto: Contratar ou não?

 

Muitos me questionam a diferença entre arquiteto e engenheiro. Sempre digo, de uma forma sucinta, que o arquiteto idealiza o sonho do cliente e o engenheiro executa. Há outras diferenças muito mais plausíveis, concretas e reais, que não entraremos em pauta.

Além da diferença, me questionam o porquê de contratar um arquiteto. Aqui, também, há muitas respostas, mas para simplificar o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) lista 8 motivos:

  1. O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel;
  2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento;
  3. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel;
  4. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria;
  5. Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira;
  6. O arquiteto é o profissional técnico e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção;
  7. Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais;
  8. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

Assim sendo, esses oitos motivos irão fazer a diferença na decisão de contratar um arquiteto. Mas não basta saber alguns motivos para dar um “google” e contratar o primeiro nome que surgir na página.

Escolher um bom profissional, faz toda a diferença. Os motivos acima explanados irão, verdadeiramente, fazer todo sentido.

E como escolher? O portfólio do profissional já é um começo. Buscar informação com alguém conhecido que já usufruiu dos serviços de um profissional da área, pesquisar nos próprios sites dos profissionais, ler matérias em revistas, jornais ou até mesmo procurar em mídias sociais.

Portanto, só com uma pesquisa mais detalhada sobre o trabalho, estilo e coerência do profissional é que a escolha será definida. Além disso, uma empatia entre ambos deve existir desde o início.

O escritório de arquitetura “mb arquitetura” possui uma coerência em seus trabalhos e faz jus aos motivos mencionados anteriormente. Atua nas áreas de arquitetura e arquitetura de interiores, desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e institucionais. Além de prestar consultoria e desenvolver projetos especiais.

Os sócios fundadores, buscam desenvolver projetos atemporais, com propostas diferenciadas e funcionais, sempre imprimindo nos projetos os sonhos e as ideias dos clientes. Respeitando a singularidade individual, aliando a história dos clientes à arquitetura atual e contemporânea.

O arquiteto Gustavo Masson é graduado pela Unicesumar (Centro Universitário Cesumar), concluído em 2008. Sendo que atua na área desde 2004. Curioso e perspicaz, vive pesquisando as novidades do mundo arquitetônico e está sempre conectado com as tendências nacionais e internacionais.

Antonio Bertoni é graduado em Designer de Interiores pela Unicesumar (Centro Universitário Cesumar), concluído em 2009. Além de designer de interiores, Antonio, possui a graduação em arquitetura e urbanismo pela mesma faculdade, concluído em 2015. Ágil e antenado, sempre procura materiais alternativos para incorporar nos projetos, proporcionando ao cliente uma identidade única e exclusiva.

Para conhecer um pouco mais sobre os profissionais citados acesse: mbarquitetura.net. Siga-os no instagram e curta, também, a página no face book.

 

Gustavo Masson

Arquiteto

Anúncios

Um comentário sobre “ARQUITETO:CONTRATAR OU NÃO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s